Pesquisa Nacional. Entenda seu Desenvolvimento!

Entender o processo de uma pesquisa de cunho nacional seja ela política, comportamental ou de consumo é parte importante para compreender o desenvolvimento do país em suas amplas esferas.
Entenda como o Instituto MDA atua.

Você sabe como é feita uma pesquisa nacional?

 

Entender o processo de produção de uma pesquisa de cunho nacional seja ela política – muito em voga atualmente devido ao período eleitoral, comportamental, de consumo, entre outras, é parte importante para compreender o desenvolvimento do país em suas amplas esferas. Tais pesquisas possuem rigorosos padrões a serem seguidos, garantindo a independência dos resultados. Há mais de 20 anos o Instituto MDA atua nesse segmento e conta hoje com mais de 600 mil entrevistas feitas. Todas conduzidas por uma equipe especializada em conhecimento e diagnóstico estratégico, garantindo a qualidade, imparcialidade e máxima precisão dos dados.

Agora, em termos práticos e de forma simplificada, você vai entender todo o processo de desenvolvimento das pesquisas nacionais realizadas pelo Instituto MDA.

 

1
O primeiro passo é conhecer o perfil do eleitor. Para isso é preciso fazer um levantamento de informações sobre as regiões geográficas, estados e porte do município, além de características sociais como idade, gênero e renda familiar.
7
Criamos as rotas de pesquisa com todas as informações especificadas para o pesquisador: quantos eleitores podem ser entrevistados, quais cidades precisam ser visitadas e qual o perfil a ser seguido.
5
Nossa equipe de pesquisadores percorre as rotas definidas coletando as entrevistas. Para o caso da pesquisa CNT|MDA, são visitados 137 municípios, com 2.002 entrevistas realizadas em prazo de dois dias!
4
O questionário é encaminhado para os tablets de cada pesquisador. Tudo simples, seguro e totalmente informatizado. Após realizar as entrevistas, os pesquisadores enviam a pesquisa para a nossa central.
3

A coleta de dados é totalmente monitorada e mostra em tempo real, o número de entrevistas realizadas, estatísticas de qualidade e local exato do ponto de coleta.
Com o recebimento das entrevistas é possível analisar e organizar os relatórios contendo todas as informações necessárias.
2
Agora é a etapa da verificação. A equipe de checagem realiza diversas ligações, de forma aleatória, com pessoas entrevistadas para avaliar o processo de coleta.
9
Após todos esses passos a pesquisa está pronta. A partir daí são divulgadas por diversos veículos de comunicação de forma a manter a população bem informada e integrada.
6
De forma simples, científica e planejada são obtidas diversas informações, atualizadas e abrangentes, sobre economia, política, governo, comportamento e sociedade.

Projetos MDA. Conheça!

Há mais de 20 anos atuamos no segmento das pesquisas levando à população informações completas e de fácil compreensão. Realizamos pesquisas por todo o Brasil, somando hoje mais de 600 mil entrevistas realizadas e mais de 1.100 municípios visitados. Os projetos realizados são conduzidos por uma equipe especializada em conhecimento e diagnóstico estratégico, garantindo a qualidade, imparcialidade e máxima precisão dos dados.