Conheça os Produtos MDA Pesquisa

Desenvolva pesquisas em diversas modalidades para sua empresa,
com segurança e confiabilidade.

Grupo de discussão


Também conhecido como Focus Group, este tipo de pesquisa qualitativa é realizado com reduzido número de participantes (8 a 12 pessoas), de forma a promover a interação entre eles. Estas pessoas são recrutadas seguindo as especificações que se deseja para cada grupo (idade, classe social, hábito de consumo, etc.) e são normalmente recompensadas pela participação com algum brinde ou mesmo valor em dinheiro. Nesta metodologia, é fundamental a figura do Moderador. É ele quem conduz as conversas, de forma a abordar todos os temas do roteiro previamente estruturado, direcionando perguntas de interesse específico. É também função do Moderador equilibrar a participação de cada membro do grupo, de forma que todos tenham oportunidade de se expressar e opinar. Desta maneira, dá a oportunidade de visualizar as percepções e sentimentos dos participantes sobre cada assunto abordado, sendo possível captar diferentes opiniões sobre determinado produto ou serviço. Normalmente são formados mais de um grupo para cada projeto de pesquisa, permitindo a comparação entre eles. Cabe ainda destacar que as discussões são sempre gravadas e eventualmente filmadas, para que possa ser feita posteriormente a transcrição dos diálogos, o que serve de base para o relatório de análise da pesquisa.


Cadastre-se no fomulário ao lado e receba informações comerciais sobre esta modalidade.

email