Blog MDA Pesquisa


Controle de qualidade

Publicada em 19 de junho de 2015.

O Instituto MDA PESQUISA entende que a qualidade da informação coletada no campo constitui a peça mais importante de todo o processo que envolve a realização de uma pesquisa de opinião, uma vez que constitui a base que será utilizada em todas as demais etapas.

Dada esta importância, alguns procedimentos são realizados pela nossa equipe a fim de garantir uma conduta ética e em acordo ao planejamento amostral e critérios metodológicos definidos para cada projeto.

PROCESSO DE CONTROLE 1 – AVALIAÇÃO PRÉVIA DA QUALIDADE

Nesse processo, uma equipe de entrevistadores realiza uma amostra teste para avaliar adequabilidade do questionário, opções de respostas, entendimento das questões e semântica.

Essa etapa é de vital importância para garantir a correta compreensão de todas as questões do questionário, além de ser ferramenta útil para a obtenção de sugestões e conselhos aos demais membros da equipe antes que o trabalho efetivamente tenha início.

PROCESSO DE CONTROLE 2 – CHECAGEM DAS ENTREVISTAS COM CAMPO EM ANDAMENTO

A checagem das entrevistas é realizada por meio telefônico com base em amostra de ao menos 15% das entrevistas realizadas por entrevistador, com checagem estimada em 10% das respostas dadas.

As ligações tem início durante a coleta a partir do recebimento eletrônico das entrevistas que foram coletadas via tablet.

PROCESSO DE CONTROLE 3 – COLETA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS

A partir da aplicação do questionário por meio de tablets, há o registro das coordenadas geográficas do local de realização das entrevistas, o que permite visualizar o fluxo e dispersão das entrevistas realizadas, comprovando a ida do entrevistador ao local indicado.

PROCESSO DE CONTROLE 4 – ACOMPANHAMENTO ONLINE

A atividade do entrevistador durante a realização do trabalho de campo é monitorada pelo módulo Acompanhamento de Campo, com informações atualizadas a cada sincronização:

  • Número de entrevistas realizadas por entrevistador e por município
  • Número médio de entrevistas realizadas por dia
  • Tempo médio de duração de cada entrevista
  • Previsão de término do trabalho de campo

PROCESSO DE CONTROLE 5 – GRAVAÇÃO DAS ENTREVISTAS

A coleta de dados digital realizada pelo Instituto MDA permite a gravação de trechos da entrevista sem que o entrevistador saiba, tendo como objetivo avaliar a correta aplicação de algumas perguntas, sendo as gravações de uso exclusivo do Instituto MDA, para utilização restrita ao processo de checagem, não podendo ser repassada para o contratante.

PROCESSO DE CONTROLE 6 – REMUNERAÇÃO

Temos como premissa de atuação a correta remuneração para o pesquisador, entendendo o seu papel dentro de todo o processo de realização da pesquisa, promovendo uma seleção profissional da equipe com base na meritocracia e premiando as melhores performances de campo.

Fornecemos ainda feedback sobre a atuação de cada pesquisador para todos os projetos em que ele realiza, sendo indicadas suas forças e fraquezas.

AÇÕES DE CORREÇÃO

Uma vez que a coleta de dados é realizada de forma digital e a checagem das entrevistas é realizada em tempo real, ajustes de conduta e reposição de entrevistas poderão ser realizados de forma mais ágil e assertiva.

email